Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção

O CPTI desenvolve estudos sobre novas tecnologias de inspeção e ensaios não destrutivos utilizando ultra-som, correntes parasitas e métodos magnéticos além de desenvolvimento de software e hardware embarcados, desenvolvimento de sensores e projeto de equipamentos de monitoramento remoto.

Criado em parceria com a Petrobrás, o CPTI já deu origem a diversos tipos de PIGs instrumentados, equipamentos capazes de inspecionar dutos de óleo e gás para localizar e medir defeitos.

A equipe do Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção tem um histórico de 20 anos de parceria com o Cenpes/Petrobras. Destas atividades resultou a criação da empresa Pipeway Engenharia, originalmente na incubadora da PUC-Rio e hoje com negócios no Brasil e vários países.

Na Universidade

O centro de pesquisa é um importante espaço para produção científica e para a capacitação de pessoal de alto nível.

É neste ambiente que doutores, mestres, graduados e estagiários discutem e implementam projetos pioneiros em modernos laboratórios.

 

Odoo • Text and Image
Odoo • Image and Text

ESTÁGIOS

O CPTI é a porta de entrada de muitos estudantes no mercado de trabalho.

Por se tratar de um centro de pesquisa interdisciplinar, os alunos podem viver experiências relacionadas com diferentes cursos na universidade: engenharia eletrônica, mecânica, automação, matemática, informática etc.

Quarenta estagiários vindos principalmente dos cursos de engenharia (mas também de Computação Gráfica e de Física) já trabalharam no CPTI. Dez deles foram contratados pelo CPTI.

Projetos

CPTI