Redes de pontos quânticos auto-organizados:
Fabricação controlada e caracterização de nanoestruturas semicondutoras.

Estudamos a formação de redes de pontos quânticos auto-organizados sobre substratos padronizados utilizando os métodos de nanolitografia por microscopia de força atômica desenvolvidos no Laboratório de Nanoscopia do Van de Graaff (PUC-Rio).

A padronização impressa no substrato permite, em princípio, um estudo detalhado da interação entre pontos quânticos distribuídos numa rede ordenada.

Padrões com distâncias diferentes entre pontos quânticos são utilizados para que os efeitos de acoplamento sejam analisados.

Espera-se determinar a contribuição relativa do campo de tensão e do recobrimento das funções de onda para a energia de gap dos pontos quânticos em rede.

Odoo • Image and Text

Fig. 1 Imagem de AFM de uma rede de pontos quânticos de InAs/InP crescidos em locais pré-estabelecidos no substrato pela técnica de litografia utilizando o microscópio de força atômica.

Odoo • Image and Text

Fig. 2 Imagem de AFM de uma rede de pontos quânticos de InAs/InP crescidos em locais pré-estabelecidos no substrato pela técnica de litografia utilizando o microscópio de força atômica.  

Os resultados obtidos se encontram disponíveis nas seguintes referências: