Centro de Estudos em Telecomunicações da PUC-Rio

Nossa História.

O Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC) é uma Unidade Complementar do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O CETUC é responsável pela ênfase de Telecomunicações no Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, e pelas áreas relacionadas a Telecomunicações no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (Mestrado e Doutorado).

Além disso, o CETUC desenvolve projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de telecomunicações e oferece cursos de extensão, através da Coordenação de Cursos de Extensão da PUC-Rio (CCE).

O corpo docente do CETUC é constituído por 17 professores em regime de tempo contínuo. De acordo com suas áreas de pesquisa, os professores se distribuem pelos grupos de Antenas, Sistemas Ópticos e Microondas, Optoeletrônica e Instrumentação, Radiopropagação e Sistemas de Comunicações.

Estes grupos são auxiliados por uma equipe de apoio técnico, constituída por engenheiros, analistas e técnicos, e outra de apoio administrativo.

Além de recursos próprios da Universidade, o CETUC contou, nas décadas anteriores, com o apoio do MCT através de Convênio Institucional com o Centro Técnico Científico da PUC/Rio e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da TELEBRÁS, hoje Fundação CPqD. Desde 1985, o CETUC desenvolve trabalhos aplicados associados a projetos de P&D, consultorias e prestação de serviços e treinamento para empresas do setor de Telecomunicações.

Entre os clientes ou parceiros pode-se citar: a Agência Espacial Européia, a EMBRATEL, a Fundação CPqD, a PETROBRÁS, o Centro de Tecnologia do Exército, o Instituto de Pesquisasda Marinha, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, a ERICSSON, a SIEMENS e Operadoras de Telecomunicações.

Conta ainda o CETUC com o apoio de agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPERJ e FINEP) através de projetos específicos e auxílios diversos à pesquisa, tendo-se constituído, em 1996, em um Núcleo PRONEX do MC.

Desde 2008, professores do CETUC integram os Institutos Nacionais de Tecnologia em Comunicações Sem Fio e de Informação Quântica e lideram o INCT de Nanodispositivos Semicondutores, além de integrar e liderar Comissões e Grupos de Estudo da ANATEL, do Ministério das Comunicações, da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e da União Internacional de Radiociência (URSI).

Em 2014, o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), a maior associação profissional existente, passa a ser presidido por professor do CETUC.

> Primeiro convênio CETUC / Telebras.

Em 12 de fevereiro a PUC-Rio e a Telebras assinaram convênio para a realização, através do CETUC, de um programa de pesquisas e desenvolvimento em Eletromagnetismo Aplicado e em Sistemas de Telecomunicações. Os convênios com a Telebras estenderam-se por mais de 20 anos, e propiciaram a consolidação dos laboratórios e dos quadros do CETUC.

Rua Marques de São Vicente, 225 Ala Kennedy – 7º andar CETUC / CEP 22451-900  contato@cetuc.puc-rio.br