A cooperação tecnológica entre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras ( CENPES ) e o grupo de optoeletrônica e instrumentação do Centro de Estudos em Telecomunicações ( CETUC ) da PUC-Rio iniciou-se em 1987, com os primeiros projetos na área de instrumentação Offshore.
As atividades intensificaram-se e, desde 1989, foram realizados projetos de pesquisa envolvendo softwares para aquisição de dados, telemetria hidroacústica e eletrônica embarcada em PIGs.
Esta cooperação fortaleceu-se principalmente na área de INSPEÇÃO, fruto da intensa sinergia existente entre os grupos de pesquisa no CENPES e no CETUC.
De fato, o desenvolvimento de tecnologias de inspeção por ultra-som, por detecção de correntes superficiais, entre outras, com aplicações importantes na localização de trincas em equipamentos de aço, justificaram a ampliação do escopo coberto pela cooperação tecnológica entre o CENPES e a PUC-Rio.
O grupo foi responsável pelo desenvolvimento de diversos PIGs instrumentados: equipamentos capazes de inspecionar dutos de óleo e gás para localizar e medir defeitos. Dentre eles, projetos de PIGs geométricos, magnéticos (MFL), ultra-som, infra-vermelho e de perfilagem tipo palito.
Nestes mais de quinze anos de parceria foram geradas diversas tecnologias economicamente viáveis, boa parte delas transferidas com sucesso para o setor industrial.
Assim, em 2006, através de um convênio com a PETROBRAS, foi criado o CPTI – Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção. Com a MISSÃO de aplicar o conhecimento e a tecnologia gerados na universidade em BENEFÍCIO da SOCIEDADE e da INDÚSTRIA NACIONAL.
A história de sucesso da parceria deu origem não só à ampliação da carteira de projetos como também das fontes de financiamento e da equipe técnica.
Fontes adicionais de recursos vêm sendo acrescentadas tanto através de projetos FINEP, aportando recursos do CTPETRO diretamente como em projetos de co-financiamento (FINEP-Parceiro Industrial).
O CPTI vem se destacando pelo sucesso no desenvolvimento de SOLUÇÕES 100% NACIONAIS de inspeção e ensaios não destrutivos (END) para a garantia da integridade de equipamentos in situ isto é, com um mínimo de intervenção e perturbação de seu funcionamento ou operação.
O Centro também tem como objetivos a produção científica e a capacitação de pessoal de alto nível, consoante com missão de difusão de conhecimento da PUC-Rio.
Em 2007 o CPTI conquistou o GLOBAL PIPELINE AWARD, concedido pela American Society of Mechanical Engineers (ASME) – International Petroleum Technology Institute, e entregue em cerimônia realizada na Rio Pipeline 2007.
O Global Pipeline Award é atribuído, anualmente, a uma instituição ou empresa como reconhecimento por sua destacada inovação e avanço tecnológico na área de dutos para transporte de óleo e gás.
Ainda que não seja o foco principal do retorno empresarial, o resultado dos projetos da parceria CENPES-CPTI já renderam mais de dois milhões de Reais em royalties por meio de contratos de cessão de tecnologia.
O histórico de resultados da parceria CENPES/PUC-Rio comprovam definitivamente as inúmeras vantagens de se intensificar a colaboração Universidade – Empresa.
O prof. Jean Pierre von der Weid coordena o laboratório com equipe formada por dois doutores, quatro mestres, dois engenheiros pesquisadores, um pesquisador especialista em ultra-som, cinco técnicos em eletrônica, um técnico em computação, quatro técnicos em mecânica e vários estagiários de nível médio e graduação (muitos dos quais alunos de cursos da própria universidade).
O laboratório fica em área de cerca de 400m² no campus da PUC-Rio e é composto por Laboratórios de Eletrônica, Montagens Mecânicas, Projeto e Desenvolvimento de Software e salas para pesquisadores/reuniões.
O CPTI possui diversos equipamentos de eletrônica, como osciloscópios digitais, fontes, geradores de sinais, micro-fresa para prototipagem de circuitos, estação de soldagem BGA por infravermelho, fresadora para pequenas usinagens mecânicas, computadores, impressoras, infra-estrutura de rede além de aparelhos específicos de ultra-som como o Epoch 4plus e a plataforma básica OmniScan.
NA UNIVERSIDADE
O centro de pesquisa é um importante espaço para produção científica e para a capacitação de pessoal de alto nível.
É neste ambiente que doutores, mestres, graduados e estagiários discutem e implementam projetos pioneiros em modernos laboratórios.
ESTÁGIOS
O CPTI é a porta de entrada de muitos estudantes no mercado de trabalho.
Por se tratar de um centro de pesquisa interdisciplinar, os alunos podem viver experiências relacionadas com diferentes cursos na universidade: engenharia eletrônica, mecânica, automação, matemática, informática etc.
Quarenta estagiários vindos principalmente dos cursos de engenharia (mas também de Computação Gráfica e de Física) já trabalharam no CPTI. Dez deles foram contratados pelo CPTI.
PRODUÇÃO ACADÊMICA
Teses e artigos produzidos pelos membros do CPTI são apresentados regularmente em congressos e revistas (nacionais e internacionais).
Entre os congressos destacam-se: Rio Pipeline, International Pipeline Conference (Calgary), ASNT Fall Conference and Quality Testing Show, IEEE International Ultrasonics.
Entre as revistas técnicas citamos Revista Abende e Journal of Pipeline Engineering
Explore nossa produção técnica.
PARCEIROS ACADÊMICOS
Nossos principais parceiros acadêmicos são:
Departamento de Mecânica da PUC-Rio (Prof. Luis Fernando A Azevedo)
Departamento de Matemática da PUC-Rio (Profs. Helio Lopes e Thomas Lewiner)
Escola Politecnica da USP (Prof. Julio Adamowski)
LAMEF/UFRGS (Prof. Telmo Strohaecker)
O laboratório desenvolve projetos com forte conteúdo de inovação tecnológica, por interesse ou encomenda de parceiros industriais.
A tecnologia desenvolvida se transfere ao parceiro para seu emprego comercial.
O CPTI beneficia seus parceiros industriais nacionais e internacionais com soluções eficientes e qualificadas com retorno tecnológico, financeiro e, principalmente, pela formação de fornecedores de produtos e serviços de alta tecnologia que reduzirão os custos de produção e manutenção da empresa parceira.
CENPES/PETROBRAS
Pipeway Engenharia
Transcontrol
Orteng AC Service
HYTEC Hydro-technologie (França)
Atualmente desenvolvemos os seguintes projetos:
– Desenvolvimento de tecnologia para inspeção e monitoração das conexões de Risers flexíveis da plataformas de produção de petróleo. Parceria: CENPES/PETROBRAS.
– Desenvolvimento de pig instrumentado para detecção de pequenos vazamentos em dutos. Parceria: CENPES/PETROBRAS.
– Desenvolvimento de pigs especiais tipo palito e apoio operacional. Parceria: CENPES/PETROBRAS.
– Desenvolvimento de ROV Instrumentado com ultra-som para inspeção de cascos de navio tipo FPSO/FSO. Parceria: CENPES/PETROBRAS, Orteng AC Service e HYTEC Hydro-technologie (França).
– Sistema de Soluções de Inspeção através de Ultra-som. Parceria: FAPERJ e Pipeway Engenharia Ltda.