Engenharia de Telecomunicações

ENGENHARIA ELÉTRICA

Características básicas

A Engenharia Elétrica na PUC-Rio é uma graduação que leva ao grau de Bacharel em Engenharia na habilitação Elétrica e que pode ser completado em quatro e meio ou cinco anos. Ela apresenta características importantes aos seus alunos. A primeira é possuir três ênfases o que permite aos alunos se especializarem em uma ou mais durante seu curso. São elas:

ELETRÔNICA E COMPUTAÇÃO

Eletrônica e Computação é uma área que tem por objetivo o projeto e a implementação de sistemas analógicos e digitais para os mais diversos equipamentos e sistemas industriais, o desenvolvimento e a implementação de métodos para processamento de sinais e o uso de técnicas de inteligência computacional.

SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA

Sistemas de Energia Elétrica é uma área da Engenharia Elétrica que tem por objetivo projetar, modelar e simular os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

A energia elétrica gerada no Brasil é proveniente de fontes hidráulicas, térmicas, nucleares, entre outras fontes convencionais de energia. Além disto, nos últimos anos têm havido um forte crescimento de fontes eólicas e solares.

O transporte da energia elétrica das usinas até os centros de carga é feito pelas linhas de transmissão em alta tensão. As linhas em baixa tensão da distribuição fornecem a energia recebida do sistema de transmissão aos consumidores.

O crescimento e as interligações dos sistemas tornaram a sua operação e controle tarefas complexas. Eficiência energética, geração distribuída e redes inteligentes são alguns desafios atuais.

Devido ao aumento do consumo de energia no país e, consequentemente, à necessidade de expansão dos sistemas de energia elétrica, bem como o avanço de novas fontes alternativas de energia (eólica, solar, biomassa, etc.), há uma forte demanda por profissionais que atuam nessa área

TELECOMUNICAÇÕES

Telecomunicações é uma área da Engenharia Elétrica que trata da transmissão e recepção de sinais de áudio, vídeo e dados, analisando e projetando os diversos sistemas de comunicações “com e sem fio”, os mecanismos físicos da propagação de ondas radioelétricas, os dispositivos necessários e o processamento de sinais pertinente.

As telecomunicações estão presentes em todos os aspectos da vida atual e são imprescindíveis para a sociedade moderna.