Laboratorios

O CETUC conta ainda com laboratórios de parceiros que disponibilizam sua infraestrutura para atividades de pesquisa e desenvolvimento conjuntas.

Laboratórios do Inmetro

Nos laboratórios do Inmetro serão realizadas as atividades de testes em conjunto com o CETUC que é associado à rede de Laboratórios do Inmetro para Inovação e Competividade. São ainda, implementadas plataformas de integração de sistemas, componentes e sensores e aquisição de dados para avaliação de performance.

Laboratório de IoT no Teleporto da Hispamar

A Hispamar, em parceria com o CETUC, criou o Laboratório de IoT no seu Teleporto em Guaratiba. Neste laboratório serão realizadas as atividades de testes de conectividade e interoperabilidade de sistemas de IoT.

Laboratórios de Testes da TIM

A TIM disponibiliza seus laboratórios, em Guaratiba, para realização de testes de integração de sensores e sistemas com redes de acesso.

Campo Experimental no Teleporto da Hispamar

A Hispamar disponibiliza uma área de campo aberto para instalação, testes de sensores, testes das redes locais, testes de integração de redes locais com redes de acesso e testes de transmissão via satélite. Todas as soluções a desenvolvidas no CETUC na área de IoT antes de sua instalação nos sítios de operação em condições reais são implementadas, inicialmente, neste Campo Experimental.

Centro de Pesquisa e Tecnologia em inspeção (CPTI)

Coordenador: Prof. Jean Pierre Von der Weid
Pilotis do Prédio Leme – 55+(21)3527-1158 –
vdweid@cetuc.puc-rio.br

O CPTI desenvolve estudos sobre novas tecnologias de inspeção e ensaios não destrutivos utilizando ultra-som, correntes parasitas e métodos magnéticos além de desenvolvimento de software e hardware embarcados, desenvolvimento de sensores e projeto de equipamentos de monitoramento remoto. Criado em parceria com a Petrobrás, o CPTI já deu origem a diversos tipos de PIGs instrumentados, equipamentos capazes de inspecionar dutos de óleo e gás para localizar e medir defeitos. A equipe do Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção tem um histórico de 20 anos de parceria com o Cenpes/Petrobras. Destas atividades resultou a criação da empresa Pipeway Engenharia, originalmente na incubadora da PUC-Rio e hoje com negócios no Brasil e vários países.

Laboratório de Medidas de Radiopropagação - (CETUC)

Coordenador: Prof. Luiz A. R. da Silva Mello
Ala Kennedy, 7º. Andar – 55+(21) 3527-1618 – smello@cetuc.puc-rio.br

Equipado com receptores para medidas radiométricas, sistemas de recepção de sinais de beacon de satélite e respectivos sistemas de aquisição de dados. Conta também com gerador vetorial de sinais, analisador vetorial de sinais de banda larga (UWB), analisadores de espectro portáteis, medidores de RNI, conjuntos de antenas e LNAs para diferentes faixas de frequência e sistemas GPS. Computadores, registradores gráficos, pluviômetros e refratômetros complementam as facilidades disponíveis para medidas de rádio propagação. Conta, desde 2012, com uma unidade móvel de medidas em telecomunicações afeta ao Instituo Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicações sem Fio, que o CETUC integra junto com os laboratórios GMA-UFRN, LEA-UFPA e GAPTEM-UFMG.

Laboratorio de Semicondutores LABSEM

Coordenadora: Prof. Patrícia Lustosa de Souza

Prédio ao lado do RDC e TecGraf – 55+(21) 3527-1161 – plustoza@cetuc.puc-rio.br

O Laboratório de Semicondutores (LabSem) conta com equipamentos de última geração, capazes de fornecer amostras de qualidade comparável aos mais altos padrões internacionais. No LabSem são realizadas pesquisas básica e aplicada na área de nanoestruturas semicondutoras III-V para dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos. As atividades abrangem desde o crescimento epitaxial (por camadas) até a confecção dos dispositivos, passando por diferentes etapas de estudo e caracterização de propriedades ópticas, elétricas, eletrônicas, optoeletrônicas e estruturais.

Laboratório de Redes de Comunicações - (CETUC)

Coordenador: Prof. Marco A. Grivet M. Maia

Ala Kennedy, 7º. Andar – 55+(21) 3527-1703 – grivet@cetuc.puc-rio.br

Este laboratório dispõe de computadores e um conjunto de programas capazes de analisar o desempenho de redes de comunicações em geral e, em particular, de redes de pacotes. Os programas disponíveis incluem Opnet, Simscript e NS. O laboratório possui ainda uma plataforma DSP com 8 processadores de alto desempenho

Laboratório de Comunicações Quânticas - (CETUC)

Coordenador: Prof. Guilherme Temporão
Ala Kennedy, 7º. Andar – 55+(21) 3527-1683 – temporao@cetuc.puc-rio.br

O Laboratório de Comunicações Quânticas é um ambiente de desenvolvimento de novas tecnologias para geração, manipulação, transmissão e detecção de fótons únicos. As aplicações dessas tecnologias se estendem desde a exploração de propriedades físicas fundamentais, como o Emaranhamento Quântico, até sistemas comerciais como a Criptografia.

Laboratório de Métodos Computacionais em Eletromagnetismo Aplicado - (CETUC)

Coordenador: Pro. José Ricardo Bergmann
Ala Kennedy, 7º. Andar – 55+(21) 3527-1619 – bergmann@cetuc.puc-rio.br

Laboratório com microcomputadores e estações de trabalho de grande capacidade, equipados com os principais aplicativos dedicados ao desenvolvimento de métodos computacionais para projeto e análise de desempenho de antenas, cálculo de cobertura de sistemas rádio e solução e análise de problemas de eletromagnetismo em geral.

Laboratório de Optoeletrônica - (CETUC)

Coordenador: Prof. Jean Pierre Von der Weid
Ala Kennedy, 7º. Andar – 55+(21) 3527-1158 – vdweid@cetuc.puc-rio.br

Desenvolve-se pesquisas em metrologia de fibras e componentes ópticos, comunicações ópticas de alta capacidade e comunicações ópticas de espaço livre. Dotado de diversos dispositivos de última geração, este laboratório atualmente realiza pesquisas em técnicas de reflectometria por contagem de fótons, amplificação óptica nas bandas L e U, monitoramento de redes ópticas passivas, tomografia de coerência óptica e espectroscopia de fótons únicos, entre outros.

Laboratório de Câmara Anecoica

Laboratório de Câmara Anecoica – (CETUC)
Coordenador: Prof. José Ricardo Bergmann
Pilotis do Prédio Leme +55 (21) 3527-1158 – bergmann@cetuc.puc-rio.br

Desenvolve-se pesquisas em metrologia de fibras e componentes ópticos, comunicações ópticas de alta capacidade e comunicações ópticas de espaço livre. Dotado de diversos dispositivos de última geração, este laboratório atualmente realiza pesquisas em técnicas de reflectometria por contagem de fótons, amplificação óptica nas bandas L e U, monitoramento de redes ópticas passivas, tomografia de coerência óptica e espectroscopia de fótons únicos, entre outros.