SEMINÁRIOS SOBRE ELETROMAGNETISMO - CAPITULO RIO DE JANEIRO IEEE AP/EDMTT

Data : 26/11/21
Horário :15:00hs
Link(zoom) : https://puc-rio.zoom.us/j/91906792015?pwd=ZXJaT2lHeC8yam9IYTRMMElMSkJ6dz09
Palestrante : Prof. Emanoel Paiva Oliveira da Costa e Teddy Modesto Surco Espejo – (CETUC-PUC-Rio)

Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo dos efeitos ionosféricos em um Sistema de Aumento Baseado no Solo (GBAS) em regiões equatorial e de baixas latitudes. A ionosfera afeta a propagação dos sinais do Global Positioning System (GPS) e pode reduzir a precisão do posicionamento nas regiões equatorial e de baixas latitudes. Sistemas auxiliares foram desenvolvidos para atender aos diversos requisitos de segurança da aviação civil. Inicialmente, os princípios de operação do GPS, da física da ionosfera e da propagação através da mesma serão revistos de forma sucinta. Em seguida, um modelo de simulação do sinal-no-espaço GPS L1 será apresentado, considerando o retardo ionosférico, baseado: (i) nas distribuições estatísticas dos resíduos de Conteúdo Eletrônico Total vertical obtidas a partir da International Reference Ionosphere (IRI) e de estimativas da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC/IBGE); (ii) na representação para a cintilação ionosférica de amplitude, simulada com base em distribuições de probabilidade α – μ, bem como a cintilação de fase, gerada de acordo com as relações empíricas entre os índices \uD835\uDC464 and \uD835\uDF0E\uD835\uDF19. O modelo de sinal do GPS L1 também considera erros de relógios e aleatórios, retardos troposféricos, ambiguidade de ciclo e efeitos de multipercurso, para uma descrição completa. Os resultados de sinal-no-espaço são injetados em um modelo de simulação da instalação terrestre do GBAS, implementado para detectar uma variedade de possíveis anomalias ou falhas no sinal-no-espaço e para gerar correções diferenciais baseadas em algoritmos de monitoramento. O GBAS gera correções e seu desempenho foi avaliado para aproximações de aeronaves em diferentes condições ionosféricas nos aeroportos do Rio de Janeiro e Fortaleza, enfatizando a Categoria de aproximação I. Os erros horizontais e verticais são estimados usando correções de GBAS para avaliar a precisão.

Todos são muito bem vindos ao seminário,


José Ricardo Bergmann
Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos
PUC-Rio

Telefone: 21-35271619