Histórico

Histórico Programa PG Engenharia Elétrica

Fundado em 1947, para dar início ao programa de graduação, o DEE implementou em 1963, o curso de mestrado – de forma pioneira – e em 1981, o curso de doutorado, junto com o CETUC. Financiado por órgãos de fomento ao ensino e à pesquisa federais e estaduais desde o início da década de 70, tem se apresentado historicamente em situação de vanguarda. Foram formados pelo programa mais de 1330 mestres e 406 doutores. Atualmente são mais de 120 alunos registrados nos cursos de mestrado e doutorado. Reconhecido pelos seus pares no país e no exterior, atualmente o Programa de Pós-graduação possui a nota máxima da Capes.

O Programa busca continuamente a consolidação de um modelo de excelência acadêmica com foco na realidade brasileira. Quatro itens podem exemplificar esse esforço.

• A qualificação e a notoriedade do corpo docente manifestam-se na participação ativa em sociedades científicas e associações, em comissões e comitês de diversos órgãos e agências de fomento, em nível nacional e internacional.

• O nível de excelência da pesquisa desenvolvida no Programa foi verificado através da divulgação dos resultados em meios importantes em suas áreas de atuação, assim como do suporte dos órgãos de fomento à pesquisa, com destaque ao número de docentes com concessões e/ou manutenção do apoio financeiro em bases individuais ou integradas. 

• Quanto à participação do alunado, os indicadores do Programa revelam um considerável percentual de discentes autores, em todas as suas formas de expressão.

• Contínua e intensa a participação de docentes, pesquisadores e alunos em projetos patrocinados por empresas estatais e privadas, aliando academia e produção aplicada sustentadas, e com inegáveis benefícios para a formação de recursos humanos qualificados e versáteis. 

Continuam como destaques as áreas de concentração (Sistemas de Energia Elétrica, Métodos de Apoio à Decisão, Processamento de Sinais e Controle, Eletromagnetismo Aplicado, Sistemas de Comunicações) do Programa, avaliadas no último quadriênio (2013-2016) com a nota 7 (máxima) obtida pela CAPES.

Nos últimos anos, seguindo tendência europeia, os alunos de graduação são incentivados a cursarem disciplinas de pós-graduação. Essa prática fortalece a relação dos alunos de graduação com a Pós-graduação, sendo que alguns deles participam em projetos desenvolvidos pelo corpo docente, pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado. Usualmente, mas não exclusivamente, essa participação ocorre à época da realização de seus trabalhos finais-de-curso. A incorporação dos alunos nestes projetos aumenta a percepção para as atividades de pesquisa, facilitando o ingresso e o desenvolvimento de trabalhos na Pós-graduação.