O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da PUC-Rio é um agente de transformação social através da promoção de:

• Formação e aperfeiçoamento contínuos de profissionais, em níveis de graduação, pós-graduação, reciclagem e extensão, em colaboração com as demais unidades da PUC-Rio e com outras instituições de ensino e pesquisa;

• Pesquisa básica e aplicada, com forte interação interdisciplinar, divulgando e registrando seus resultados nas formas apropriadas;

• Parcerias com engenheiros, empresas, escolas e governo, prestando serviços de desenvolvimento e assessoria, e organizando eventos e centros de informação.

A função do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica é a formação de recursos humanos qualificados, associada à criação, e transferência para os meios acadêmico e empresarial, de conhecimentos científicos e tecnológicos.

Constituindo uma das áreas que mais interagem com o chamado setor produtivo, é marcante a diversidade das linhas de pesquisa ativas no programa. Seu corpo docente tem alta qualificação, obtida em grande variedade de instituições de 1ª linha no exterior, principalmente, e no país.